Em primeiro lugar vamos diferenciar estes dois conceitos.
Startups são empresas recém-criadas, jovens, com uma grande possibilidade de crescimento. São empresas que ainda estão em estágio inicial ou até mesmo experimental de seus produtos ou serviços. Estas empresas não são diferentes como iniciar um novo negócio qualquer, mas possuem algumas características específicas:
- Possuir um modelo de negócio replicável: que pode oferecer um produto ou serviço com a mesma qualidade e modelo, sem limitações e de forma constante.
- Escalabilidade: oferecer produtos ou serviços inovadores, aumentar sua produção, gerando cada vez mais receita sem aumentar suas despesas.
- Inovadora: oferecer um produto ou serviço já existente, mas com uma “roupagem nova”, seja no modo de oferecer, produzir ou negociar.
- Responsabilidade social: Já está no DNA de uma Startup a cultura de inclusão, diversidade, proteção ao meio ambiente e não se trata apenas de obter lucro, mas também de oferecer retorno à sociedade.
- Tecnologia: em geral faz muito uso de tecnologia, não só TI, mas química, automotiva etc.
Estas empresas por vezes recebem grandes aportes financeiros de investidores dependendo do business case que apresentam, mas o seu sucesso ou não, vai depender de muitos fatores, alguns até mesmo fora de controle dos seus idealizadores.
As Startups podem atuar em qualquer área de negócios, tecnologia, finanças, saúde, seguros, imóveis, transporte, não há restrições, basta uma boa ideia, um bom plano e uma execução excelente, lembrando que falhar faz parte do processo, mas sem ilusões, ideias são commodities, qualquer um pode ter, já planejar, executar e investir…
As Scale-ups por sua vez são empresas que já passaram por um processo de maturidade dos seus produtos e serviços, já validaram o seu potencial de mercado e viabilidade, estão crescendo, estão no mínimo um ou dois passos à frente das Startups. Alguns especialistas deste setor utilizam uma métrica de crescimento mínimo de 20% nos últimos três anos para considerar uma empresa como Scale-up.
Scale-ups em suas jornadas de crescimento, já começam demandar outras coisas, não tão preocupantes em estágio inicial, como ações de marketing, parcerias com outras empresas, ou seja, precisam continuar a crescer, escalar, inovar, continuar rentável, portanto, terá que utilizar diferentes estratégias e ações de negócios, já está em fase de ir além do que simplesmente oferecer um produto ou serviço ao mercado baseado em uma boa ideia.
Assim a SAP possui experiência, programas e soluções para otimizar o desenvolvimento destes tipos de negócios e impulsionar sua inovação e crescimento, maximizar o potencial de acordo com cada modelo, com uso de múltiplas ferramentas, em ritmo adequado para a conquista dos objetivos, sejam Startups ou Scale-ups.
Visite: https://sap.io/
A CIDIC possui consultores, especialistas, desenvolvedores, arquitetos, analistas de negócios, analistas de processos, analistas de dados e experiência prática em projetos SAP, entre em contato conosco.