CIDIC CONSULTORIA EM T.I

SAP (1)

Quando falamos em RPA (Robotic Process Automation), logo pensamos em algo simples, repetitivo, padronizado, que exige tempo e esforço na realização de tarefas humanas em processos. Portanto, a solução parece ser simples: colocar um robô para realizar essas tarefas e pronto.

É verdade, mas RPA vai muito além disso!

As tecnologias voltadas para este fim oferecem recursos que permitem ir mais longe, como, por exemplo: estruturar, melhorar e implementar processos a curto prazo de tempo que até mesmo são difíceis (em alguns casos impossível), de serem implementados.

O motivo disto é simples: além das features comuns destas tecnologias que são captura de telas, leitura de dados de planilhas, input de dados em sistemas, leitura de imagens digitalizadas, elas também permitem alguma codificação, que chamamos de low-code, para criação de uma lógica de negócios, quando não compensa o investimento ou melhorias em um sistema.

As soluções RPA permitem orquestração de processos, automatizá-los e encadeá-los em sequência lógica, definição de gatilhos, ou seja, iniciá-los em uma sequência a partir de um determinado evento.

Na CIDIC nos deparamos com este tipo de situação constantemente. O usuário necessita implementar algo urgente, com baixo custo e as dificuldades são sempre as mesmas: o processo não está definido, cada pessoa faz de um jeito, não está documentado, exige alguma lógica e cálculos e, se isso entra como uma melhoria em sistema, pode demorar muito tempo para ser atendido, sem contar os custos envolvidos.

Assim, citaremos aqui dois casos reais em que atuamos:

CIDIC Caso RPA 1 – Logística & Transporte

Este caso estava relacionado a geração de ordens de cargas. Claro que no mercado existem várias soluções para este tipo de atividade, mas o investimento pode ser alto para endereçar um problema simples e que não vale ainda o investimento. Neste caso nos reunimos com o usuário, definimos o processo, entendemos como ele gostaria que fosse feito, questionamos, sugerimos melhorias, definimos as fontes de dados, normatizamos, otimizamos e criamos o documento com os passos a serem executados (PDD – Documento de definição do processo). Uma vez aprovado o documento, iniciamos o desenvolvimento, testamos, ajustamos, homologamos e pronto, produção!

O mais interessante neste caso é que nem existia um processo AS/IS, ou seja, nada documentado. Criamos algo novo, do zero e que resolveu em curto prazo um problema de negócios.

CIDIC Caso RPA 2 – RH

Aqui o caso é simples, entretanto também demonstra a capacidade de tecnologias RPA em integrações.

Gestores recebiam e-mail com dados obtidos de um sistema com diversas informações gerenciais, mas por motivos que não vamos expor aqui, solicitaram receber isso por uma ferramenta de mensagem, também conhecida como ZAP (já sabem qual é). Oras, o sistema automatizado original estava pronto para realizar isso integrado com a ferramenta de e-mail, esta mudança significaria entender a API do App, alterar o sistema, código, e isso entraria em uma fila de mudanças. Nada tão crítico em termos de negócios, mas estamos falando aqui de produtividade e satisfação dos gestores. Bem, entendemos a situação e necessidade, criamos um fluxo integrado com a API do App, obtivemos os dados para informar aos gestores e pronto: lá estava um processo automatizado para enviar tanto e-mail quanto mensagem.

O diferencial da nossa consultoria neste caso não foi só o conhecimento em RPA, mas também o conhecimento como integrar com a API do App, afinal esta também é uma vantagem quando as empresas contratam os serviços de uma consultoria especializada como a CIDIC.

Temos outros casos, mas por enquanto that´s all folks!

CIDIC possui consultores, especialistas, desenvolvedores, arquitetos, analistas de negócios, analistas de processos, analistas de dados e experiência prática em projetos SAP, entre em contato conosco.

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