CIDIC CONSULTORIA EM T.I

1682645351273

Antes de iniciarmos a discorrer sobre este tema, vamos a um breve histórico das fases, ou eras, tecnológicas. No início eram sistemas centralizados, principalmente baseados em mainframes, com muita codificação in-house, em seguida surgem os servidores distribuídos em arquitetura cliente/servidor, começa então explodir no mercado inúmeros aplicativos e pacotes de soluções. Em seguida temos o advento cloud, que traz inúmeras possibilidades, flexibilidade e assim novas tecnologias de software e um novo modo de “fazer as coisas”, também vemos no decorrer destas eras maior foco em processos, otimização, inteligência artificial etc. e assim a tal era da transformação digital.

Para alguns especialistas estamos no auge da fase da transformação digital, mas a nosso ver isso depende muito da fase de maturidade da empresa, depende muito do seu estágio e grau de adoção de tecnologias dentro destas eras que descrevemos acima. Hoje ainda existe um mix de adoções tecnológicas, principalmente em empresas mais consolidadas, modelos tradicionais, já novas empresas com modelos de negócios inovadores, nascem na era cloud e já adotam soluções compatíveis com seu DNA.

Mas afinal, como podemos definir uma empresa inteligente?

De acordo com a SAP empresas inteligentes são:

“Empresas que aplicam tecnologias avançadas e melhores práticas em processos de negócio ágeis e integrados para operar com máxima eficácia. Empresas Inteligentes, integram dados e processos, criando cadeias de valor flexíveis, inovando com as melhores práticas do setor, entendendo e agindo com base nas opiniões dos clientes, parceiros e colaboradores e gerenciando o impacto ambiental – para crescer com mais resiliência, maior lucratividade e sustentabilidade”.

O fato é que, ainda segundo a SAP, a jornada para se tornar uma empresa inteligente requer a

capacidade de antecipar e se adaptar a um mundo em mudança. Como resultado, dois temas principais, transformação digital e sustentabilidade, estão no topo de todas as indústrias e fizeram (ou pelo menos ainda fará), com que muitas organizações reavaliassem sua capacidade de sucesso agora e no futuro.

Vale a pena ler este relatório que a SAP disponibiliza sobre o tema:

https://www.sap.com/brazil/intelligent-enterprise.html?pdf-asset=5e317cf9-537e-0010-bca6-c68f7e60039b&page=1

A CIDIC possui consultores, especialistas, desenvolvedores, arquitetos, analistas de negócios, analistas de processos, analistas de dados e experiência prática em tornar empresas inteligentes.

www.cidic.com.br

cidic@cidic.com.br