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Tecnologias inovadoras surgem com uma velocidade impressionante. Nos últimos cinco anos a adoção de IA mais que dobrou e vemos hoje a IA generativa conquistar o mundo.

A IA generativa como uma ferramenta de inovação e solução de problemas, promete uma grande revolução nos negócios, para automatizar processos complexos, criar experiências personalizadas para os clientes, gerar novas ideias, criar textos, atuar na moda, mídia, entretenimento, música, medicina, biologia e por aí vai, aparentemente sem limites.

Mas quais são as armadilhas que isso pode gerar? Quais medidas podem ser adequadas para um bom uso desta tecnologia?

IA generativa pode produzir resultados imprecisos ou enganosos, especialmente ao lidar com dados ou imagens complexas, conhecidos como “alucinações”. Em setores altamente regulamentados, como saúde ou serviços financeiros, onde a consistência e a precisão são cruciais, isto é um grande risco.

O uso indevido da IA generativa pode levar à criação de “deepfakes”, vídeos ou imagens manipuladas, que espalham desinformação. A criação de mídia falsa altamente realista pode até levar a chantagens e danos à reputação.

A IA generativa pode não ser transparente, e essa falta de transparência pode gerar desconfiança e dificultar a explicação de seus resultados. Além disso, pode levantar questões legais e éticas relacionadas à privacidade de dados, propriedade intelectual e preconceito.

Usuários compartilhando grandes quantidades de dados para gerar novos conteúdos, podem expor a segurança das organizações, seus clientes e colaboradores.

Mas, olharemos a IA Generativa como algo positivo e como uma tecnologia que veio para ficar e que auxiliará muito as organizações em sua jornada de transformação digital. O próprio advento da Internet levantava dúvidas e suspeitas quando do seu surgimento, claro expôs e colocou muitas coisas em risco, mas os benefícios para os negócios e pessoas são inegáveis.

Assim, entendendo o potencial que a IA generativa oferece, podemos e devemos adotá-la nesta jornada de transformação digital a favor dos negócios e bem-estar social, considerando o seguinte:

  • Proposição de Valor
  • Casos de usos corretos e adequados
  • Parcerias
  • Trabalho com os parceiros corretos, sérios
  • Fator Humano
  • Maturidade e ética
  • Risco e conformidade
  • Regulamentação e segurança

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino.” – Antoine de Saint-Exupery

Bem-vindos ao futuro!