Afinal o que é mineração de processos?
A ideia básica da mineração de processos é descobrir, monitorar, analisar, coletar informações sobre as tarefas e atividades dos processos, com o objetivo de otimiza-los, identificar gargalos, falhas e desvios. O conceito não é novo, surgiu em 1999 por Ton Weijters e Wil Van Der Aalst, dois cientistas da computação.
Para tal são utilizadas tecnologias que podem registrar tudo o que foi executado durante a realização de uma tarefa/atividade, como informações do responsável, materiais, recursos, o que foi feito, tempo gasto, entre outros itens.
Este conceito embora não sendo novo, ainda é novidade, tanto que muitos ainda confundem mineração de processos com BI (Business Intelligence), mas são coisas diferentes, embora tenham objetivos comuns entre eles, fornecer aos gestores informações para melhores resultados de negócios. A principal diferença entre BI e mineração de processos é a análise de causa raiz: O BI pode dizer que algo deu errado e a mineração de processos o motivo pelo qual algo deu errado, entre outros fatores, como o visual, monitoração, etc.
Em março de 2021 a SAP concluiu a aquisição da Signavio, que já atuava neste segmento desde 2009 e o seu nome deriva do italiano “Segnavia”, ou seja, “marco”, “placa de sinalização”, a ideia era de dar rumo às empresas, auxilia-las a navegar pela mudança.
“Com a disponibilidade da jornada para análise de processos, estamos dando o primeiro passo para demonstrar o efeito profundo de trazer a Signavio para a SAP”, disse Rouven Morato, co-gerente-geral da SAP Signavio. “A inclusão de dados de experiência na equação fornece aos nossos clientes insights anteriormente perdidos sobre como as operações internas afetam os usuários finais. A nova marca SAP Signavio representa nossa crença de que a transformação dos processos de negócios é fundamental para criar a agilidade, resiliência e capacidade de resposta necessárias no mundo de hoje”, garantiu.
SAP Signavio permite que usuários de negócios executem análises de processos de forma detalhada, assim podem obter informações sobre os dados dos processos que permitirão otimiza-los, eliminando falhas, reduzindo custos, permitindo decisões ainda mais rápidas e assertivas. Além disso esta análise permitirá maior desempenho dos processos, eliminando gargalos, evitando falhas e riscos. Melhoria contínua!
A SAP Signavio disponibiliza um whitepaper excelente sobre o tema, vale a pena ler:
https://www.signavio.com/downloads/white-papers/comprehensive-guide-to-process-mining/