SAP IRPA – Intelligent Robotic Process Automation.RPA ou BPMS?Ferramentas tipo RPA (Robotic Process Automation), é sobre automatizar tarefas manuais de processos repetitivos, que sejam pontuais e de grande volume. É um robô de fato!
Já BPMS (Business Process Management System), são um conjunto de ferramentas que permitem o mapeamento, modelagem, execução e monitoração de processos de negócios.
Enquanto as ferramentas RPA focam um ponto específico de um processo mais amplo, o BPMS foca o processo como um todo, inclusive interdepartamentais.
Mas afinal, quando utilizar uma solução ou outra?
BPMS trabalha os processos de forma ampla, permite documentar os fluxos e etapas dos processos críticos de negócios, fornece insights aos gestores, notifica sobre pendências e/ou etapas concluídas com sucesso. Já uma ferramenta RPA executa de forma automática tarefas sem grandes complexidades, sem muita inteligência para os negócios.
Não está claro ainda? Ok vamos olhar sob outro ângulo.
Vamos imaginar um cenário de processos de negócios, o de faturamento por exemplo: Quando olhamos este processo como um todo, verificamos que nele existe desde o processo de cadastro do cliente, seus pedidos, a entrega e a cobrança propriamente dita, assim neste cenário podemos considerar a solução BPMS que mostrará todas as etapas deste processo, os departamentos envolvidos e os responsáveis e a automatização do mesmo entre sistemas diversos, bem como o monitoramento de suas etapas. Entretanto dentro deste processo podem existir tarefas menores, repetitivas, manuais e de grande volume, como por exemplo, popular um sistema a partir de uma planilha ou mesmo exportar dados de um sistema para uma planilha, portanto neste caso o recomendado é utilizar uma ferramenta tipo RPA.
Resumindo: podemos considerar que as soluções não são concorrentes, mas complementares.
A CIDIC possui especialistas, analistas de negócios, analistas de processos, método e experiência prática em projetos desta natureza. Entre em contato: www.cidic.com.br